Concerto Comemorativo do V Centenário do Nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires na Igreja Matriz de Vila Nova de Anha2014-05-26
No passado dia 18 com início às 15H30, teve a população de Vila Nova de Anha e a quem se quis associar, a oportunidade ímpar de poder assistir a um Concerto Coral e Instrumental comemorativo do V Centenário do Nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires. Falar do beato Bartolomeu dos Mártires é falar de um exemplo indesmentivelmente de vivência cristã, de fé, de caridade e de oblação ao seu semelhante. Bartolomeu dos Mártires nasce em maio de 1514, em Lisboa, e ingressa na Ordem Dominicana em 1548. Dez anos mais tarde, termina os seus estudos e é ordenado sacerdote. Até à sua nomeação como arcebispo de Braga (1558) dedicou-se ao ensino. Enquanto professor teve como aluno, entre outras figuras do seu tempo, D. António, Prior do Crato, futuro pretendente ao trono na crise dinástica de 1578-1580 e figura ligada ao passado histórico desta freguesia. Do seu pensamento brotaram mais de trinta escritos, tendo participado também no Concílio de Trento, nos anos de 1562-63, onde se fez notar, não só pela defesa do primado peninsular da arquidiocese bracarense, mas também na defesa de uma reforma da Igreja urgente e eficaz. Foi, neste sentido, o primeiro prelado a promulgar os decretos tridentinos, aquando da reunião de um sínodo diocesano de Braga, em 1564. Faleceu a 16 de julho de 1590, no convento dominicano de Santa Cruz, que havia fundado em Viana do Castelo. A paróquia de Vila Nova de Anha reuniu neste concerto de música sacra para celebrar 500 anos do seu nascimento, homenageando a sua vida, a sua obra e a sua entrega sem limites. Participaram neste evento, o Grupo Coral de Parada do Monte, do Grupo Coral Deu-la-deu, do Grupo Coral S. Teotónio e do Grupo Coral Infantil de Moreira, naquela tarde se juntaram ao Grupo Coral Paroquial e ao Grupo Coral Infantojuvenil, ambos de Vila Nova de Anha, bem como a Filarmónica do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha e a Banda Juvenil da Filarmónica de Vila Nova de Anha. Cada grupo participante participou com os cânticos e as obras musicais: Coro Infantojuvenil de Vila Nova de Anha: • “Deixai vir a Mim”, do Padre Manuel Martins, • “Cântico de Daniel”, de António Ferreira. Coro Infantil de Moreira (Monção): • “Jesus Cristo és Minha Vida”, de Marco Frisina; • “Sei que Tu me chamas”; • “Sejam Missionários”. Grupo Coral Paroquial de Vila Nova de Anha: • “Irmãos cantemos (aleluia)” de M. Simões, • “Exultai de alegria” de Fernandes da Silva, • “Em ti cantamos” de Azevedo de Oliveira. Grupo Coral S. Teotónio (Valença): • “Alleluia” de Henri Purcel, • “Segnore delle cime” de Giuseppe de Marzi, • “Aleluya” de Emilio Solé. Grupo Coral Deu-la-deu (Monção): • “Santa Maria”; • “Eis o Dia que o Senhor fez”; • “Regina Coeli” do Pe. Manuel Faria. Grupo Coral de Parada do Monte (Melgaço): • “Jubilate Deo” de W.A. Mozart; • “Oh Grande Aleluia” de Haendel; • “Halleluia”, da Oratória "O Messias" de G. F. Handel. Banda Juvenil da Filarmónica do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha: • “Flourish for Wind Band” de R. Vaughan Williams; • “Intermemezzo from Cavalleria Rusticana” de P. Mascani /Arr. P. Aiezza. Filarmónica do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha: • “Chaconne in E Minor” de Dietrich Buxtehude. Atuação final com a participação de todos os grupos corais e da Filarmónica do C.S.P. de Vila Nova de Anha: • “Canticorum Jubilo” de G. F. Handel. Vila Nova de Anha, pôde assistir na sua Igreja Matriz a um final de tarde por excelência, dando-se início assim às cerimónias de recepção às relíquias do Beato Bartolomeu dos Mártires, que visitarão a nossa paróquia no próximo dia 17 de junho, estando já a ser elaborado um vastíssimo programa religioso e cultiural, de que daremos conta oportunamente.