Presença das Relíquias do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires em Vila Nova de Anha2014-06-16
A Paróquia de Vila Nova de Anha recebeu, nos passados dias 16 e 17 de junho, a relíquia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, numa visitação que tem percorrido cada uma das paróquias da nossa Diocese. O dia 16 (segunda-feira) ficou marcado pela receção da relíquia, vindo da Paróquia de Chafé, seguindo do Cruzeiro até à Igreja Matriz em procissão, onde foi celebrada a eucaristia. O dia 17 (terça-feira) foi dedicado ao culto por parte de todos os paroquianos que assim o desejaram, até ao momento da eucaristia pelas 19h30. Após a celebração, a relíquia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, assim como um considerável número de paroquianos, seguiram rumo ao Lar de Idosos onde foi feita uma pequena oração e dada a bênção final a todos os presentes. Relembre-se que o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires foi e é uma figura fundamental na vivência cristã do nosso país, mais concretamente no que respeita à arquidiocese de Braga (que à sua época incluía Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real), tendo falecido a 16 de julho de 1590 no Convento dominicano de Santa Cruz, que havia fundado em Viana do Castelo.