Exposição "Bartolomeu dos Mártires: Vida de um Santo"2014-07-24
A comunidade paroquial de Vila Nova de Anha teve durante as festas da paróquia em honra de S. Tiago, uma mostra de Arte Sacra a evocar a vida e obra do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), que foi Arcebispo titular da Arquidiocese de Braga, liderando a Igreja do Norte de Portugal no século XVI. O salão de festas do Centro Social Paroquial acolheu a mostra que contou com vários painéis de grande dimensão da autoria do artista monçanense Ricardo Campos, que apresentou, nomeadamente, Cristos, Pietás e Últimas Ceias que também estarão disponíveis na paróquia nave central da Igreja Matriz. Os visitantes puderam apreciar valiosas peças de Arte Sacra desde o século XVII, como cruzes, relicários, ourivesaria diversa, alfaias em prata e paramentaria litúrgicas, bens que são propriedade da Paróquia, ou de particulares, qua as cederam graciosamente para esta primeira “mostra comunitária”, que pretendeu evocar três dos traços marcantes na fé do Beato Bartolomeu: a Eucaristia, a devoção à Virgem e o zelo Pastoral. Entre as peças mais valiosas estiveram diversas obras de arte cedidas pela casa senhorial do paço de Anha, que abarcaram os séculos XVII, XVIII e XIX. Mereceram igualmente destaque uma valiosa cruz oferecida por um emigrante retornado d Brasil, além de paramentaria antiga, como um véu de ombros do século XVIII, véus de cálice, casúlas e dalmáticas usadas pelos antigos párocos, que integram o Museu de Arte Sacra da Paróquia e que enobreciam as diversas celebrações religiosas: Missas, casamentos, funerais, procissões e outros momentos solenes. A mostra, promovida pelo pároco Padre Alfredo Domingues de Sousa, com o apoio de um grupo de paroquianos, pretendeu ser “um contributo de Vila Nova de Anha para as comemorações 500 anos do nascimento de Bartolomeu dos Mártires”, que a Diocese de Viana do Castelo está a levar a cabo e que se prolonga por três anos: 2014 dedicado ao nascimento, 2015 entrada como Arcebispo em Braga (Arquidiocese que então tutelava a Paróquia de Anha) e 2016 a fase final da vida no Convento de São Domingos onde faleceu, com fama de Santo. Nascido em 1514, em Lisboa, Bartolomeu dos Mártires entrou na Ordem de S. Domingos de Lisboa, em 1528, e ficou conhecido mundialmente devido à sua participação no decisivo Concílio de Trento (1561-63), onde defendeu a reforma da Igreja, a começar pela Cúria romana. Aos 69 anos, pede a resignação (1581) retirando-se para o Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. Morreu em 1590, estando as relíquias do seu corpo na paróquia citadina de Monserrate.