FIM DE SEMANA CÁRITAS2015-03-05
As coletas das Missas deste fim de semana revertem a favor da Cáritas Diocesana a fim de prover às necessidades das famílias mais carenciadas do nosso Distrito e Diocese. Por favor, deite no cesto mais algum dinheirinho do que o habitual! Durante esta semana realiza-se a Semana Nacional da Cáritas, com o tema: “Num só coração, uma só família humana”. A Cáritas Portuguesa pretende, desta forma, chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a Família. Durante esta semana e, para além de um conjunto de ações locais, a Semana nacional Cáritas, leva à rua o habitual Peditório Público que se realizará em diversas cidades e estabelecimentos comerciais entre os dias de 5 a 8 de Março. Este gesto público é de uma importância fulcral para a Cáritas, em Portugal, já que reverte a favor dos diferentes projetos sociais concretizados em cada uma das Cáritas Diocesanas do país. Para que o Peditório aconteça, milhares de voluntários saem à rua, apelando à generosidade e à partilha. Para a Cáritas este é um gesto de solidariedade e de coresponsabilidade e por isso “o nosso apelo é para que todos os cidadãos se sintam, por um lado, parte do problema e, por outro, comprometidos na procura de soluções que façam frente às verdadeiras causas da pobreza em Portugal”, afirma Eugénio Fonseca. Este ano a Cáritas vai também promover uma campanha via facebook, pedindo a todos os contactos que tirem uma fotografia (ou façam um vídeo) no qual manifestem a sua adesão à causa da Cáritas: "Eu partilho o meu coração com a Cáritas". “Queremos chegar ao maior número de pessoas possível e, por isso, desafiamos desde já, cada um a participar e, a partir de dia 1 de março, a publicarem a foto no facebook da Cáritas Portuguesa com o hashtag: ‪#‎partilhaoteucoração”, refere o Presidente da Cáritas. Em 2014, perante todas as dificuldades económicas, consequência das diferentes medidas de austeridade, o Peditório Público da Cáritas angariou 327.957,65 euros.