Abandono de pais e avós é «pecado mortal», alerta o Papa2015-03-06
O Papa Francisco manifestou-se, esta semana no Vaticano, contra uma mentalidade de “desprezo” em relação aos idosos, considerando um “pecado” o abandono de pais e avós. “É feio ver os idosos descartados, é algo feio, é pecado”, declarou, durante a audiência pública de quarta-feira, na Praça de São Pedro. Segundo o Papa, com o progresso da medicina foi possível “prolongar” a vida, mas a sociedade não soube “alargar-se” para a acolher. “A Igreja não pode nem quer conformar-se com uma mentalidade de impaciência e muito menos de indiferença e de desprezo em relação à velhice”, sustentou. Francisco apelou, neste contexto, à promoção de uma “cultura de acompanhamento dos idosos”, contrariando uma “sociedade programada sobre a eficiência” e uma “cultura do lucro” que vê nos mais velhos “um peso, uma âncora”. Para o Papa, o respeito pela sabedoria é uma marca que define a qualidade de uma “civilização” e a vacina contra um “vírus de morte” que considera descartável quem não produz ou consome. “Há algo de vil nesta habituação à cultura do descarte”, criticou. Francisco desafiou as comunidades católicas a “despertar o sentimento coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade, que faça sentir ao idoso que este é parte ativa da sua comunidade”. “Uma sociedade sem proximidade, onde a gratuidade e o afeto desinteressado vão desaparecendo – mesmo para com os de fora da família –, é uma sociedade perversa. A Igreja, fiel à Palavra de Deus, não pode tolerar tais degenerações”, assinalou. Os alertas do Papa alargaram-se ao interior da Igreja Católica: “Uma comunidade cristã na qual a proximidade e a gratuidade deixassem de ser consideradas indispensáveis, perderia com elas a sua alma”. “Onde não são honrados os idosos, não há futuro para os jovens”, concluiu.