D. Ximenes Belo participa na palestra "Diálogo entre religiões, um caminho para a paz"2016-11-08
0 Nobel da Paz de 1996, D. Ximenes Belo vai estar em Viana do Castelo, no próximo dia 09 de Novembro, para participar na palestra "Diálogo entre religiões, um caminho para a paz", moderada por Álvaro Campelo. A iniciativa vai decorrer a partir das 21 horas, no Salão Nobre da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, numa organização do N-Cooltura. Segundo a organização, a palestra pretende "confrontar uma personalidade laureada com o Prémio Nobel da Paz e uma experiência de vida tão marcada por conflitos e pela diversidade cultural e religiosa, como é o caso de D. Ximenes Belo com o incremento de conflitos entre sociedades e culturas registados desde o início do século XXI". A sociedade europeia, com as recentes migrações em massa, devido a conflitos e pobreza noutras geografias do planeta, está confrontada com desafios difíceis de imaginar umas décadas atrás. Como poderá a segurança e identidade europeia relacionar-se com o acolhimento do diferente e manter a marca humanística da modernidade? É a religião a razão do conflito ou o lugar do acolhimento? ", são algumas das questões que a organização pretende ver debatidas na palestra com D. Xi-menes Belo, administrador apostólico Emérito de Díli, em Timor Leste". Para o moderador da reflexão, o professor Álvaro Campelo, D. Ximenes Belo "foi uma das vozes mais salientes na defesa do povo timorense, da sua liberdade religiosa e politica". "Lutador incansável pelo respeito da dignidade humana, da cultura e fé do povo de Timor Leste, denunciou ao mundo o sofrimento do seu povo, o que foi reconhecido com múltiplos prémios, entre os quais se destaca o Nobel da Paz 1996, junto com Ramos Horta", referiu.