Semana dos Seminários2017-11-09
“A Semana dos Seminários é ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do Seminário coma lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja. Consciência que resulta da reflexão sobre as implicações da formação inicial, feita nos Seminários, na missão da Igreja e no futuro da fé; consciência que se desdobra em oração ao Senhor da vinha para que chame trabalhadores para a sua vinha; consciência que se abre ainda a partilha e ajuda material aos Seminários." Este desafio, lançado pelo Sr. Bispo D. António Augusto de Oliveira Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, introduz-nos no tema que viveremos na Semana dos Seminários que decorrerá de 12 a 19 deste mês. O lema desta semana é a frase pronunciada por Maria no episódio das Bodas de Caná: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo 2,5). Após a interpelação dirigida a Jesus - «Não têm vinho!», Maria volta-se para os serventes para que estes, seguindo a palavra de Jesus, tudo façam para que a sua Hora chegue. O apelo da Mãe do céu dirige-se agora a todos e a cada um: aos batizados, chamados a servir o Senhor; a todos os que estão em formação nos Seminários; àqueles que o servem nos vários ministérios e formas de vida consagrada. Neste sentido, inspirados por estes apelos, a Comunidade do Seminário Diocesano visitará algumas paróquias do arciprestado de Ponte de Lima, onde os seminaristas partilharão os seus testemunhos vocacionais, quer nas catequeses, quer nas Eucaristias dominicais. Por sua vez, o desafio lançado pelo Seminário é para que todas as comunidades, nesta semana, possam rezar de uma forma mais intensa pelos nossos Seminários, pelos nossos seminaristas e seus formadores, para que, à imagem de Nossa Senhora, também eles possam crescer como jovens que gostam de estar com Jesus, caminhando com Ele, sabendo estar no meio do mundo com atenção as circunstâncias em que se pode revelar a novidade de Deus.