V DOMINGO DE PÁSCOA - 10. 05. 2020 - COMUNGAR A PALAVRA2020-05-10

(Reunida a família, em local adequado e largo, faz-se breve silêncio)

1- EM NOME DO PAI (+) E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO

2- Senhor misericórdia (três vezes)

3- Prece pausada do salmo 33 (32), 1-22: CEP - BÍBLIA, 2019, páginas 400-402.

4- Leitura do Evangelho segundo S. João: João 14, 1-12 (CEP - BÍBLIA, 2019, página 313)

5- Silêncio de Meditação: “Não se perturbe o coração: O sou o Caminho, a Verdade e a Vida” Uma palavra de pacificação e de serenidade, num ambiente atual demasiado atribulado. A Palavra de Deus vem ao encontro das dificuldades dos homens. No meio das angústias e perplexidades de um tempo de pandemia mortífera, Deus quer que sejamos pacificados: o coração não ceda às preocupações, mas adquira aquela quietude de espírito que o faz bombear serenamente o ar para os pulmões, enquanto procede ao discernimento do melhor. Deus está connosco. Não estamos abandonados às nossas perplexidades ou até aflições. A Páscoa do Senhor configura as nossas situações. O Caminho não suprime os nossos, mas confirma-os em companhia serena. As nossas vielas serão abertas por nós, Jesus orienta, anima e pacifica. É por aqui e estamos com Ele: Jesus é o Caminho n(d)os nossos caminhos. Temos a Sua confirmação, se caminharmos Nele: chegaremos ao Pai. Confirmação que supera todas as perturbações. Importa continuar viagem nas ruas das nossas terras, sem nos atermos a panfletos de publicidade e sem ilusões de verdades inconstantes, incertas, instantes. Procuremos a Vida que Dele nos vem e alcançaremos o essencial, o mais genuíno. No coração de cada um vai a Bússola Vital de orientação, para não nos perdermos em atalhos circunstantes. O Caminho vai dentro de nós, sem que para isso precisemos de nos atrapalhar com o exterior. Prestemos atenção ao Coração, sem receio de sereias. Vivamos atentos e diligentes.

(Esta meditação ou outra seja comunhão serena e eficaz com a Palavra)

6- Oração pessoal em silêncio

- Pela Família reunida e alargada (ausente), alfobre de Vida

- Pela Comunidade que se costuma reunir fisicamente ao domingo

- Pelas nossas instituições para que tenham Vida e vivam ao seu serviço

- Pelo Papa Francisco, Bispos, Sacerdotes e suas Intenções

- Pelas Intenções de toda a Igreja e de Todos os Povos

- Pelas Famílias para que sejam viveiros de Vida permanentemente

- Pela Erradicação da pandemia planetária do coronavírus

- Pelos mais idosos para que gozem e sustentem a Vida

- Pelos Defuntos nossos familiares e pelos inúmeros mortos com o coronavírus

7- PAI NOSSO (rezado em comum com a pequena comunidade familiar)

8- Comunhão espiritual do Corpo de Cristo em silêncio (em desejo, cada um faz a sua): JESUS, VINDE A MIM. VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

9- Momento de agradecimento: Salmo 66 (65), 1-20 (CEP - BÍBLIA, 2019, página 464-466)

10- DEUS DE AMOR NOS ABENÇOA, ELE QUE É PAI, (+) FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMEN.

* Texto do Pe. Dr. José da Silva Lima