Notícias
  • project
  • project
  • project
VI SEMANA DO TEMPO PASCAL 1º dia da novena do Pentecostes MÊS DE MARIA ORAÇÃO EM FAMÍLIA SEXTA-FEIRA 41 – 22. 05. 20202020-05-22

EM NOME DO PAI (+), E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO

VINDE ESPÍRITO SANTO, ENCHEI OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS ACENDEI NELES O FOGO DO VOSSO AMOR. ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E TUDO SERÁ CRIADO. E RENOVAREIS A FACE DA TERRA.

Silêncio

(Neste 1º dia da novena do Pentecostes, rezemos com toda a igreja. In Suplemento Paix et Joie 2020)

QUANDO EU CHAMAR, ESCUTA-ME, Ó DEUS, MINHA JUSTIÇA. EM MOMENTOS DE APERTO, DESTE-ME LARGUEZA. TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA. (Salmo 4, 2)

(Meditação breve)

Um grito, um apelo confiante ao Deus que desfaz os vínculos da angústia. Que faz misericórdia. Memória de uma oração atendida num tempo em que a insegurança assolava. Reconhecimento do socorro já obtido, e primícias dos benefícios que hão de vir. Porque Deus escuta!

(Oração) SENHOR RESSUSCITADO, OUVE O GRITO DOS HOMENS E DAS MULHERES CUJO CORAÇÃO ESTÁ ANGUSTIADO. ALARGA O ESPAÇO DAQUELES QUE ESTÃO ATORMENTADOS E SE FECHAM EM SI MESMOS. DERRAMA SOBRE NÓS O DOM DO TEMOR DE DEUS, QUE NOS LEMBRARÁ A MISERICÓRDIA E O PERDÃO OFERECIDOS AO MUNDO, DO ALTO DA TUA CRUZ GLORIOSA. DIVINO ESPÍRITO, ALMA DA MINHA ALMA, EU VOS ADORO. EU VOS ADORO.

Silêncio

* Primeiro mistério doloroso: A agonia de Jesus no horto das oliveiras

Pedimos pelo fim da pandemia atual

Silêncio - Pai Nosso; dez Ave Marias; Glória.

TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA.

*Segundo mistério doloroso: A flagelação de Jesus

Pedimos pela responsabilidade comum de habitar a nossa terra mãe

Silêncio

- Pai Nosso; dez Ave Marias; Glória.

TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA.

*Terceiro mistério doloroso: A coroação de espinhos Pedimos pelo respeito pela natureza em todas as suas formas

Silêncio

Pai Nosso; dez Ave Marias; Glória.

TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA.

*Quarto mistério doloroso: Jesus a caminho do calvário com a cruz

Pedimos pelos médicos, enfermeiros e pessoal de saúde

Silêncio

-Pai Nosso; dez Ave Marias; Glória.

TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA.

*Quinto mistério doloroso: Jesus morre na cruz

Pedimos pelos que morrem vítimas do coronavírus

Silêncio

- Pai Nosso; dez Ave Marias; Glória.

TEM PIEDADE DE MIM E OUVE A MINHA SÚPLICA. RAINHA DO CÉU, ALEGRAI-VOS. R/ALELUIA PORQUE AQUELE QUE MERECESTES TRAZER EM VOSSO SEIO. R/ALELUIA RESSUSCITOU COMO DISSE. R/ALELUIA ROGAI POR NÓS A DEUS.R/ ALELUIA.

Silêncio

A MINHA ALMA GLORIFICA O SENHOR E O MEU ESPÍRITO SE ALEGRA EM DEUS MEU SALVADOR. PORQUE PÔS OS OLHOS NA HUMILDADE DA SUA SERVA: DE HOJE EM DIANTE ME CHAMARÃO BEM-AVENTURADA TODAS AS GERAÇÕES. O TODO PODEROSO FEZ EM MIM MARAVILHAS: SANTO É O SEU NOME. A SUA MISERICÓRDIA SE ESTENDE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO SOBRE AQUELES QUE O TEMEM. MANIFESTOU O PODER DO SEU BRAÇO E DISPERSOU OS SOBERBOS. DERRUBOU OS PODEROSOS DE SEUS TRONOS E EXALTOU OS HUMILDES. AOS FAMINTOS ENCHEU DE BENS E AOS RICOS DESPEDIU DE MÃOS VAZIAS. ACOLHEU A ISRAEL, SEU SERVO, LEMBRADO DA SUA MISERICÓRDIA. COMO TINHA PROMETIDO A NOSSOS PAIS: A ABRAÃO E SUA DESCENDÊNCIA PARA SEMPRE. (SIQA 95).

Silêncio

(ORAÇÃO POR SUGESTÃO E EM COMUNHÃO COM O PAPA FRANCISCO)

Ó Maria, Vós sempre resplandeceis sobre o nosso caminho como um sinal de salvação e de esperança. Confiamo-nos a Vós, Saúde dos Enfermos, que permanecestes, junto da cruz, associada ao sofrimento de Jesus, mantendo firme a vossa fé. Vós, Salvação do Nosso Povo (Romano), sabeis do que precisamos e temos a certeza de que no-lo providenciareis para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois desta provação. Ajudai-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos com a vontade do Pai e a fazer aquilo que nos disser Jesus, que assumiu sobre Si as nossas enfermidades e carregou as nossas dores para nos levar, através da cruz, à alegria da ressurreição. Ámen.

MÃE DA IGREJA, ROGAI POR NÓS

Silêncio

“Mãe DA IGREJA, ROGAI POR NÓS

Silêncio

“Mãe da vida, No vosso seio materno formou-se Jesus, que é o Senhor de tudo o que existe. Ressuscitado, Ele transformou-vos com a sua luz e fez-vos Rainha de toda a criação. Por isso vos pedimos que reineis, Maria, no coração palpitante de toda a terra (da Amazónia). Mostrai-vos como mãe de todas as criaturas, na beleza das flores e dos rios (…) e de tudo o que brilha nas (suas) florestas. Protegei com vosso carinho, aquela explosão de beleza. (…) Mãe do coração trespassado, que sofreis nos vossos filhos ultrajados / e na natureza ferida, reinai vós em todos nós (na Amazónia) /juntamente com o vosso filho. Reinai, de modo que ninguém mais se sinta dono / da obra de Deus. Em vós confiamos, Mãe da vida! Não nos abandoneis nesta hora escura.”

(Oração do Papa Francisco, Querida Amazónia, n. 111 final)

O SENHOR NOS ABENÇOE, ELE QUE É PAI (+), FILHO E ESPÍRITO SANTO.

AMEN.

* Texto do Pe. Dr. José da Silva Lima