APELO DO REVMO. ADMINISTRADOR DIOCESANO À DIOCESE DE VIANA DO CASTELO2020-09-21

Queridos Diocesanos,

Uma saudação amiga matizada com as mútuas condolências que nos advém do íntimo do coração pelo falecimento do nosso querido Pastor, D. Anacleto de Oliveira, Bispo desta Diocese.

Como há um mês, também hoje vos venho convocar, a todos, com uma diferença abismal: em Agosto, o convite era para nos associarmos e congratularmos com o jubileu cinquentenário da sua ordenação presbiteral e dos dez anos do seu pastoreio, denso e fecundo, no meio de nós; hoje, no entanto, estou a convocar-vos para que, espiritualmente o entronizem no vosso coração, participando à distância nas suas exéquias, que terão lugar na sua e nossa Sé Catedral.

Esta convocatória, porém, não é para que marquem presença física. Infelizmente continuamos confinados por causa da COVID-19 e, por isso, sujeitos e obedientes à legislação estatal. Quer isto dizer que, o espaço interior da Sé, com a demarcação exigida por lei, será reduzido, porque disponibilizado para os Senhores Bispos, Senhores Padres, Excelentíssimas Autoridades, Diáconos, Acólitos e Seminaristas, para o Grupo Coral e Orquestra e, também, para os Familiares de D. Anacleto e outras pessoas relacionadas com o protocolo.

A convocatória que persisto em fazer será, por isso, para que, na hora da Concelebração Eucarística, liguem as redes de comunicação social, com o fim de acompanhar da melhor forma possível as cerimónias fúnebres, que serão transmitidas, em directo, pela Rádio Renascença, pelo Facebook da Diocese e da Viana TV.

Faço, de igual modo, um apelo aos milhares de jovens e (já) menos jovens que, durante os decorridos dez anos, em Visitas Pastorais ou fora delas, pelo ministério episcopal de D. Anacleto, receberam, das suas mãos, o Sacramento da Confirmação (Crisma), para que o recordem na sua memória e no seu coração, com o propósito se prepararem para a Jornada Mundial da Juventude.

Com efeito, a Sé Catedral abrirá às 8:00 horas e encerará às 11:30, para desinfeção e as Exéquias iniciarão pelas 15:00 horas. A essa altura, a quando do início da celebração, faço o apelo para que os sinos das Igrejas Paroquiais toquem, como sinal de convite ao recolhimento.

Que Deus, Todo-Poderoso, com quem já se encontra em plenitude o nosso querido Bispo D. Anacleto, por intercessão de Santa Maria Maior, padroeira da nossa Diocese, a todos abençoe.

Diocese de Viana do Castelo, 21 de Setembro de 2020

Mons. Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano da Diocese de Viana do Castelo