DIREITOS PAROQUIAIS2020-12-04

À cobrança, durante o mês de Novembro e Dezembro (como é habitual), estão os Direitos Paroquiais. A propósito, recordo o quinto mandamento da Santa Igreja que diz: “Contribuir para as despesas do culto e para a honesta sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja”. Tal, aponta aos fiéis a obrigação de, conforme as suas possibilidades, “prover às necessidades da Igreja de forma que ela possa dispor do necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2043). Como sempre, não estipulo nenhum valor: é, simplesmente, aquilo que cada família, por cada casa, puder dar dar. O importante é, como disse São Paulo; dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Agradeço, desde já, a vossa generosidade.