COMUNICADO À PARÓQUIA DE S. TIAGO DE VILA NOVA DE ANHA2021-01-14

Como se pode ler na Nota da CEP, todas as celebrações da Eucaristia, exéquias e funerais mantêm-se na forma do costume em tempos de pandemia, pese embora entrarmos em confinamento a partir das 00h00 desta quinta-feira. Porem, as celebrações de batizados, casamentos e crismas devem ser "suspensas ou adiadas para momento mais oportuno, quando a situação sanitária o permitir.

Relembramos os cuidados a ter nas celebrações:

- usar obrigatoriamente a máscara de deverá cobrir todo o rosto, nariz incluído;

- higienização das mãos à entrada e saída da igreja;

- respeitar a distância de segurança nos bancos. Sentar apenas nos lugares

assinalados;

- evitar concentração de pessoas no fundo da igreja;

- entrar pela porta principal e sair pelas portas laterais;

- evitar a concentração de pessoas no adro da igreja, tanto antes como depois das celebrações;

- comungar a Sagrada Eucaristia na mão, permanecendo no lugar até à chegada dos Ministros Extraordinários da Comunhão. No caso da mesma ser distribuída pelo sacerdote que preside, manter a distância mínima de, pelo menos, um metro entre as pessoas;

-as pessoas que apresentarem sintomas compatíveis com a Covid19, nomeadamente tosse e catarro permanentes, temperatura elevada, perda de olfato e palato, não devem vir à Missa. Intensificar a oração, particularmente do Santo Rosário, a São José ou outras formas de piedade, assistir à transmissão da Eucaristia dominical pelos meios de comunicação social, são formas de colmatar a ausência nas celebrações comunitárias, pese embora não substituir a Eucaristia presencialmente, à exceção daquelas pessoas que, por idade avançada ou doença, não podem mesmo participar.

Pe. Alfredo Domingues de Sousa, Pároco de São Tiago de Vila Nova de Anha

JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!