COD convida jovens de Viana do Castelo à construção da cruz JMJ até à Páscoa2021-02-28

Descarregar PDF aqui!

O Comité Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançou o desafio, até 22 de março, aos jovens da Diocese de Viana do Castelo para construir a cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O objetivo é dar a conhecer o logótipo da JMJ, em forma de cruz, que irá acompanhar, de uma forma especial, o período da Quaresma. Intitulada “A Cruz dos Jovens”, a iniciativa iniciou-se a 24 de fevereiro e terminará a 22 de março. O desafio do COD é que cada jovem construa a cruz, por etapas, em ambiente familiar, mas sendo sempre fiel às cores e proporção dos símbolos. No dia 23 de março, os participantes deverão postar uma fotografia da cruz completamente construída com os hashtags: #jotasmj23 e #acruzdosjovens. O logótipo da JMJ é sempre um dos símbolos mais marcantes de toda a experiência do encontro. Milhões de jovens carregarão este símbolo nas suas t-shirts, mochilas e em todo o conteúdo digital da JMJ. O elemento central do logotipo é a Cruz. Esta é atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. Trata-se de um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno. As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa. Jovens de Viana do Castelo criaram corrente de oração para celebrar o Dia JMJ O Comité Organizador Diocesano (COD) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) criou uma corrente de oração para celebrar o Dia JMJ no mês de fevereiro. Sob o mote “Apenas uma vela”, a iniciativa visou mostrar que os jovens da Diocese de Viana do Castelo estão a rumar ao encontro que decorrerá em 2023, em Lisboa. A pandemia covid-19 não impediu a celebração do Dia JMJ. O COD decidiu promover a corrente de oração nas redes sociais que aconteceu no passado dia 23 de fevereiro, centenas de jovens, das paróquias, grupos e movimentos da Diocese de Viana do Castelo, acenderam uma vela e juntaram-se à corrente de oração “Apenas uma vela”. O Grupo de Jovens Rosa dos Ventos, da Meadela, partilhou o momento nas redes sociais e muitos foram aqueles que assistiram e participaram na oração. Os grupos e movimentos da Diocese foram ainda convidados a partilhar uma fotografia do seu encontro virtual através dos hashtags: #Jotasmj23 #JMJ #Lisboa2023.