Papa Francisco recebeu logo e terço da JMJ Lisboa 20232021-05-21
D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa foi hoje recebido no Vaticano. No dia em que assinala os 29 anos da sua nomeação para Bispo Auxiliar de Buenos Aires, o Papa Francisco recebeu hoje, numa audiência privada, o logotipo e o terço da JMJ Lisboa 2023, informa a organização local do maior evento católico mundial. No encontro que manteve com com D. Américo Aguiar, Francisco recebeu "o logotipo em madeira" que "é semelhante aos que foram enviados para cada um dos 21 Comités Organizadores Diocesanos da JMJ, e que correspondem às 21 dioceses de Portugal", indica a organização. Para além do logótipo de madeira o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa ofereceu a imagem oficial e o terço da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 aos vários dicastérios romanos nas pessoas do cardeais Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé; D. Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, D. Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; D.Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, e os cardeais portugueses D. Saraiva Martins, prefeito emérito para as Causas dos Santos e D. José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé. Receberam, ainda, o logo e o terço da JMJ Lisboa 2023 D. Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé; D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura; os monsenhores Guido Marini, mestre de celebrações litúrgicas, e Fernando Matos, conselheiro eclesiástico na Embaixada Portuguesa junto da Santa Sé; os padres Alexandre Mello e João Chagas, respetivamente secretário e responsável pelo sector da juventude do Dicastério Leigos, Família e Vida; Agostinho Borges, reitor da Igreja de Santo António dos Portugueses; os padres José Alfredo Patrício e António Estevão, reitor e vice-reitor do Colégio Pontifício Português; e ainda António Almeida Lima, embaixador de Portugal junto da Santa Sé. O logo da JMJ 2023, inspirado no tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39), proposto pelo Papa, tem como elementos centrais a Cruz, atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo, e a figura da Virgem, acompanhada pela referência à oração do Rosário.