Centro Social Paroquial

A Instituição

O CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE VILA NOVA DE ANHA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social erecta canónica e civilmente por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial de Vila Nova de Anha em 1986.
A construção da sua actual sede teve início nos finais de 1988 e foi, inicialmente, financiada exclusivamente pela Fábrica da Igreja através de donativos dos paroquianos, que ao longo dos 5 anos da sua construção, contribuíram com cerca de 150.000 euros. Durante a construção, o Senhor Director da Segurança Social de Viana do Castelo sugeriu à Direcção que fizesse um convite ao Senhor Secretário de Estado da Segurança Social para que visitasse o equipamento em construção, o que veio a acontecer a meados de 1989. Este membro do Governo de então prometeu fazer diligências no sentido de o Estado vir a apoiar a referida construção, o que, felizmente, aconteceu a partir do princípio do ano 1990, mediante diversos subsídios provenientes do Fundo de Socorro Social que, na totalidade, ascenderam a cerca de 250 mil euros. Também a Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiou de forma consistente a construção deste equipamento, sobretudo na parte final, com mais de 50 mil euros.
A partir de 1990, à medida que parte das instalações ficavam prontas, começou-se o processo de criação das respostas sociais:
1990 – C.A.T.L.
1992 – Centro de Dia para Idosos
1993 – Apoio Domiciliário Diurno
1998 – Apoio Domiciliário Nocturno e Fins de Semana (P.A.I.I.)
2000 – Lar de Idosos.

O edifício do CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE VILA NOVA DE ANHA foi concluído em 1992 e inaugurado no dia 19 de Setembro de 1993 com a presença honrosa e estimulante do Senhor Primeiro Ministro que, a pedido insistente do Presidente da Direcção, prometeu uma verba para a aquisição de um mini-autocarro de 28 lugares, que viria a ser adquirido em 1994. Este Centro tem três carrinhas ao serviço, tendo duas delas sido comparticipadas pela Segurança Social e uma pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Outubro de 2008 iniciou uma nova resposta social, a Creche, co-financiada através da Medida 5.6 do POEFDS. Esta valência tem capacidade e protocolo com a Segurança Social para 66 crianças. Abrange e afecta de forma positiva várias famílias do concelho de Viana do Castelo, uma vez que veio permitir que as mães deixassem os seus filhos, num local digno, enquanto vão trabalhar.
Em 2009 a Direcção submeteu uma candidatura ao NovoNorte34 da CCDRN, para a construção de uma piscina aquecida coberta, a qual mereceu uma apreciação favorável. Aguarda-se, neste momento, a finalização do processo de construção.

Em finais de 2010, a instituição iniciou a construção do novo Lar de Idosos, com capacidade para 27 utentes, substituirá o actual Lar de Idosos, com capacidade 16 utentes e sem as condições exigidas pela actual legislação, apenas com verbas próprias.
Na constante preocupação pelo melhor servir a sua comunidade inaugurou, no dia 1 Junho de 2011, um parque bio-saudável e, desde de Junho de 2012, que tem ao dispor de todos os interessados, nas suas instalações, um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) financiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional cujo objectivo é abranger todas as freguesias do concelho de Viana do Castelo situadas na margem sul do rio Lima.
Somos parceiros, desde 2010, do Banco Alimentar Contra a Fome.

Esta instituição foi sempre dirigida por pessoas muito empreendedoras e a actual Direcção é de uma capacidade digna de registo.

A população servida por esta instituição é muito dedicada à mesma e esta funciona como pólo aglutinador de serviços sociais e culturais de relevo. Para além das respostas sociais comparticipadas pela Segurança Social, o nosso edifício acolhe ainda uma Extensão de Saúde dependente do Centro Saúde de Darque, um salão de festas com capacidade para 700 pessoas sentadas em que se desenvolvem muitas actividades recreativas e culturais, uma Escola de Música e uma Orquestra Ligeira com 80 elementos, uma colectividade de jovens legalmente constituída e registada com a designação de ANHAJOVEM.VC, dois conjuntos de Música e diversos grupos de ginástica de manutenção e aeróbica.

O CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE VILA NOVA DE ANHA tem o apoio da Segurança Social, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Governo Civil de Viana do Castelo, da Comissão Regional de Turismo do Alto Minho, do INATEL, do Instituto Português da Juventude, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, da Associação Desportiva e Cultural de Anha, do Grupo de Música popular portuguesa “Cantares do Minho”, do Grupo de Música Ligeira “UNISOM” e de toda a população de Vila Nova de Anha.


Contactos

CENTRO SOCIAL: 258 331 788
CENTROSOCIALANHA@GMAIL.COM
CRECHE: 258 331 788
AVENIDA DA IGREJA, Nº 65
4935-347 VILA NOVA DE ANHA