CANCELAMENTO DA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA - COMUNICADO - 22/01/20112021-01-21

1- No seguimento do Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), ontem publicado, que determina o cancelamento de todas as celebrações da Eucaristia já a partir deste sábado, dia 23 de janeiro, fazemos saber que fica suspensa, por tempo indeterminado (até novas orientações da CEP), a celebração da Eucaristia na nossa igreja paroquial de S. Tiago de Vila Nova de Anha. As intenções de Missa que estão agendadas para este fim-de-semana e para os próximos dias serão reagendadas logo que seja possível.

No entanto, apelamos a que, em família, se continue a celebrar a fé intensificando a oração, particularmente do Santo Rosário, a São José, ao deitar e ao levantar, às refeições ou outras formas de piedade, bem como assistir à transmissão da Eucaristia dominical pelos meios de comunicação social e plataformas digitais. Já no próximo domingo, às 10h00, transmitiremos em directo através do Facebook do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha e a partir da nossa Igreja Paroquial, à porta fechada, a eucaristia dominical. Assim o faremos todos os domingos à mesma hora. Mais ainda, publicaremos no website da Paróquia algumas propostas de celebrações familiares.

2- Os funerais serão realizados segundo as normas emanadas pelas autoridades de saúde pública e pela CEP. Apelamos a que não compareçam aos funerais as pessoas que tenham testado positivo à Covid-19 (que devem, sob força da lei, permanecer em isolamento nos seus lares) ou que apresentem sintomas compatíveis com esta doença, mesmo que sejam familiares da pessoa falecida. Se tal não for respeitado, ver-nos-emos forçados a participar a ocorrência às autoridades competentes. Muito recomendamos aos agentes funerários particular cuidado no tratamento dos funerais de pessoas vítimas de Covid-19.

Todas as outras atividades presenciais, nomeadamente a catequese e as reuniões de grupos e movimentos ficam de igual modo suspensas. Podem e devem realizar-se através das plataformas digitais como, aliás, já se vem fazendo, nomeadamente no que à catequese diz respeito.

3- Não esqueçamos de ter presentes nas nossas orações todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde) e todos aqueles profissionais que nos lares cuidam dos nossos idosos. Lembramos que a nossa solidariedade e ajuda para com estas pessoas que se encontram na linha da frente no combate à terrível situação pandémica se exprime, em primeiro lugar, no respeito escrupuloso pelas normas e orientações da DGS e das demais autoridades sanitárias.

Por favor fiquem em casa!

Juntos, e com comportamentos responsáveis, vamos conseguir!

Padre Alfredo Domingues de Sousa, Pároco de S. Tiago de Vila Nova de Anha